Com dedicação, professores de Camaçari fazem a diferença na vida de crianças, jovens e adultos

Crédito da Imagem: Foto de Rafael Kuster

Em cada sala de aula das mais de 100 escolas da rede pública municipal de Camaçari pulsa uma centelha de esperança, alimentada pelo brilho no olhar de quem ensina e de quem aprende, unidos por um laço silencioso, mas extremamente poderoso: o da educação que transforma. Nesta quarta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor, a celebração carrega a garra, o empenho e o compromisso de profissionais que moldam o futuro, desde a infância até a vida adulta, escrevendo novas histórias a cada dia.

Aluna da Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, Ana Clara dos Santos, 8 anos, já demonstra, mesmo tão jovem, a importância que dá ao trabalho dos educadores. “Gosto de ir para a escola para ver meus amigos, estudar, mas também porque minhas professoras são muito legais e ensinam com carinho”, revela. Moradora do bairro Phoc II e estudante do 2º ano do ensino fundamental, a pequena faz parte do grupo de mais de 34 mil crianças matriculadas na rede municipal.

No cerne da formação está a alfabetização. Vera Alves Sacramento, 50 anos, professora do ensino fundamental I na Escola Maria Tavares Cardoso, fala com paixão sobre a missão de ensinar. “Estou como professora na cidade há 15 anos e cada dia tudo se renova. Ser professora é acender luzes. Quando uma criança aprende a ler, a escrever e, sobretudo, a entender o que foi lido e escrito, ela ganha voz. A alfabetização é o alicerce de tudo, e é por isso que acredito na profissão, porque acredito no poder de mudar destinos”, endossa.

Este ano, Camaçari avançou no ensino em tempo integral, com mais de 4.900 estudantes matriculados — quantitativo que representa um crescimento superior a mil alunos em apenas um ano. Esse dado reafirma o compromisso do município em construir uma educação mais completa e inclusiva.

A missão de educar também se renova na energia do movimento. Professor de Educação Física há 20 anos em Camaçari, Ivã Carlos de Pinho acredita que a aprendizagem vai além dos livros. Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e atuando na Escola Municipal Alberto Ferreira Brandão, ele vê o esporte como um caminho para o desenvolvimento integral. “Educar o corpo é também educar a mente. A disciplina, o trabalho em equipe e o respeito nascem na quadra e florescem na vida”, afirma.

Dentre esses milhares de estudantes, há também quem esteja recomeçando. A aposentada e moradora do Parque Verde III, Maura Santos, 66 anos, decidiu voltar à sala de aula em abril deste ano, ingressando no programa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Anísio Teixeira. “Voltar a estudar foi uma bênção. Estou mais animada, minha cabeça está melhor. A escola me fez sentir viva de novo”, pontua emocionada. A história de Maura é um retrato da educação como ferramenta de saúde, autonomia e autoestima em todas as fases da vida.

O compromisso dos educadores é parte fundamental desse processo. Professora há cerca de 30 anos no município, Yara da Paixão Ferreira, atualmente à frente de algumas turmas do EJA na Escola Municipal Anísio Teixeira, enfatiza o valor da experiência. “O EJA é um espaço de dignidade. Cada aluno que volta a estudar carrega consigo uma história de luta, e nós, professores, temos o privilégio de ajudar a reescrevê-la com conhecimento e afeto”, conta.

O EJA é essencial para reduzir desigualdades, permitindo que jovens e adultos retomem os estudos e garantam seu direito à educação. Além disso, promove inclusão social e profissional, aumentando a empregabilidade, a participação cidadã e a autoestima dos alunos que concluem a educação básica.

Neste Dia do Professor, Camaçari agradece aos seus educadores pela paciência, pela coragem e por acreditarem, todos os dias, que ensinar é um ato de amor e resistência — gestos, muitas vezes silenciosos, mas que ecoam por gerações como sementes que, ao encontrarem solo fértil, florescem em futuro.

últimas notícias

Nosso jornal

Nossa NEWSLETTERS

Receba nossas melhores receitas e dicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora!

Siga nas redes