Vereadores de Camaçari participam do lançamento do projeto do novo CT do Bahia

Foi anunciada, na manhã desta segunda-feira (20/10), a construção do novo centro de treinamento do Esporte Clube Bahia nos moldes do Manchester City, um megaprojeto de R$ 300 milhões com mais de 20 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 560 mil metros quadrados. O novo centro de treinamento estará localizado na região da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, distante 15 minutos do aeroporto e 40 minutos da Arena Fonte Nova. A construção será via parceria do Grupo City, atual gestor do Bahia, tendo adquirido 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube em maio de 2023, com o Governo do Estado.

O projeto foi apresentado pelo CEO do Grupo City, Ferran Soriano, que destacou que este será um centro de treinamento com o maior nível do mundo. “Será um centro técnico e cultural”, afirmou. O novo complexo contará com 12 campos de futebol, mini-estádio para mil espectadores, hotel para os atletas, alojamento para as categorias de base e centro administrativo. Segundo Soriano, o objetivo do conglomerado é reter os talentos da Bahia e atrair novas promessas para serem formadas no estado, sem necessidade de buscar alternativas em outras regiões.

O presidente da Câmara de Camaçari, vereador Niltinho Maturino (PRD), enalteceu a grandiosidade do projeto apresentado e destacou a importância da ação para o município de Camaçari. “É uma grande novidade, que traz grandes perspectivas positivas para o município, tanto na área esportiva, como também para outros setores, como o social e também boas perspectivas para a área de recursos para a cidade”, destacou.

Para o vereador Vagner Bispo (PSB), membro da Comissão de Cultura, Desporto e Lazer da Câmara de Camaçari, este é um grande momento para o município. “Este anúncio do novo Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia vem com a expectativa de mais emprego e mais renda para o nosso município, além do incentivo na questão social para nossos jovens que têm o sonho de se tornar jogador profissional”, afirmou.

Com um sentimento similar em relação ao novo complexo que será construído, o vereador Kaíque Ara (PT) disse que a chegada deste complexo esportivo trará mais desenvolvimento, mais capacidade esportiva. “Isso fará do Esporte Clube Bahia mais uma vez protagonista no nordeste do ponto de vista esportivo. Este é um projeto inovador não só para o centro de treinamento mas todo o complexo que será construído no entorno. É um projeto audacioso e motivo de orgulho para nós”, declarou.

O vice-presidente da Casa, vereador Dr. Elias Natan (PSDB), se declarou emocionado com o anúncio. O parlamentar já atuou como médico ortopedista no Esporte Clube Bahia. “É uma grande emoção para mim participar deste momento que anuncia novos e bons tempos para nossa região, especialmente com possibilidade de expansão econômica. Isso sem falar no ganho para os atletas que terão um centro completo para se desenvolverem”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião autoridades como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o vice-governador, Geraldo Júnior, e o prefeito da cidade de Camaçari, Luiz Caetano. Além deles, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, e o CEO do Bahia, Raul Aguirre, também estiveram presentes.