A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), promoveu ação solidária dentro do Movimento Maio Amarelo (MMM) junto a duas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). A atividade aconteceu nesta quinta-feira (22), e visou aproximar comunidades não convencionais da temática do trânsito, por meio de atividades sociais e educativas.
Uma das instituições visitadas do dia foi o Abrigo Bem Me Quer, localizado na Estrada da Cascalheira, s/n, no Parque das Mangabas. O objetivo da ação, segundo o agente de trânsito e transporte, Márcio Veimrober, é mostrar que a função do agente vai além da fiscalização. “Existe um papel que é social e educativo, e nesse contexto do Abrigo, a gente vem evidenciar pro idoso que ele tem direito à dignidade humana, à liberdade de expressão, a opinar, ao lazer, à arte, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa”, explicou.
A assistente social do Abrigo, Milena Fontes, sentiu-se grata pela doação de alimentos recebida, bem como pela tarde de conversa amiga, ao tempo em que manifestou sua insatisfação com o comportamento inadequado de parte condutores, no município. “Há muito desrespeito. Eles estacionam em locais que a gente precisa ter acesso para, por exemplo, colocar cadeira de roda quando a gente vai levar os idosos para alguma clínica, e isso é uma falta de respeito às regras”, lamentou.
Outro que considera a falta de respeito ao ser humano como principal agravante nas relações, especialmente as que se dão dentro do trânsito, é o interno do espaço há 10 anos, Luís Manoel Monti, de 68 anos. “Eu comecei a dirigir aos 18 anos, tanto carro quanto moto. Tinha vezes que eu largava a moto aqui e pegava ônibus, pra não me expor. Quando tive derrame [há 15 anos], eu parei de dirigir tudo, porque é muita responsabilidade. Tem muito pai de família que está aí, hoje, sofrendo, por causa desses inconsequentes”, referindo-se aos insuficientemente cuidadosos, quando no trânsito.
Pela manhã, a equipe da STT visitou a Associação Comunitária Estiva Buris de Abrantes (Aceba), na orla do município. Por lá, o grupo também entregou alimentos e promoveu um bate-papo com as mulheres atendidas pela instituição. O propósito foi o de estimular reflexões acerca da imagem que a figura feminina possui no trânsito, bem como de esclarecer eventuais dúvidas das participantes.
A Operação Trânsito Solidário faz parte do projeto ” Transitando 360° “. Junto com o projeto “Os Caminhos da Escola – Zona 30”, reúnem as ações do MMM. Ambas visam a aproximação da comunidade com a temática do trânsito, por meio de atividades promovidas em escolas, associação de bairros, bares, abrigos, hospitais, shoppings, supermercados, empresas, entre outros, tendo como finalidade evidenciar a consequência de ações individuais no coletivo.
Em 2025, o movimento global Maio Amarelo tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. O objetivo do trabalho é promover trânsito seguro para todos, estimulando ações de conscientização junto a diferentes públicos.