Ação conjunta das forças de segurança da Bahia resultou na apreensão de entorpecentes, fuzis e na captura do suspeito em Campinas
Uma ação integrada entre a Polícia Civil da Bahia, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) е з Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SI/SSP-BA) resultou na desarticulação de um depósito de drogas e armas no estado e na prisão de uma liderança criminosa na cidade de Campinas, em São Paulo
A operação contou com a atuação da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), da Coordenação de Operações e Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
As investigações identificaram um imóvel localizado em Arembepe, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), utilizado como depósito estratégico para o armazenamento de entorpecentes e armamentos destinados à distribuição em bairros da capital baiana. O local foi vinculado a um investigado apontado como liderança criminosa com atuação em Salvador.
O suspeito já havia sido preso no dia 12 deste més, durante outra ação integrada das forças de segurança, quando foi encontrado com grande quantia em dinheiro, sem comprovação de origem lícita, e em um veículo de luxo blindado. Apesar da existência de mandado de prisão em aberto, a custódia foi revogada após audiência judicial, ocasião em que ele deixou a Bahia.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão no imóvel, realizado na segunda-feira (22), as equipes localizaram compartimentos ocultos em móveis, onde estavam armazenados cerca de 50 quilos de cocaína, além de balança, embalagens a vácuo, peças de prensa hidráulica, insumos químicos e três fuzis calibre 5.56. Documentos e registros também foram apreendidos, reforçando a ligação direta do material ilícito ao investigado.
Com base nas provas reunidas, a prisão preventiva do suspeito foi representada e decretada pela Justiça. Após troca de informações entre as forças de segurança da Bahia e com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Bahia), FICCO/SP, do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP/PMSP) e do Centro de Inteligência da Polícia Militar paulista (CIPM/PMSP), o homem foi localizado e preso em Campinas, quando se preparava para deixar a cidade. Ele permanece à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
