Limpec garante suporte aos catadores durante Festival de Arembepe 2025

Crédito da Imagem: Foto de Daniel Fonseca

O Festival de Arembepe 2025 também está conectado com a economia circular e a promoção da sustentabilidade. É que durante os três dias da festa, que teve início neste sábado (29), com apoio da administração municipal, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), os catadores de material reciclável poderão trabalhar com segurança e condições dignas de trabalho, além de sair do evento com uma renda extra.

Trabalhando há dez anos com reciclagem, Joseval Miranda aprovou a estrutura da festa e o suporte da Limpec. “Têm muito maus olhares pra gente. A gente estava à toa, e é importante esse auxílio que estão dando, como alimentação, equipamentos pra gente se proteger. Nota dez em tudo”, elogiou agradecido.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental e Meio Ambiente da Limpec, Neide Cavalcanti, a empresa garantiu todo o suporte para o trabalho dos denominados “recicladores conectados”. “Antes de iniciar a festa nós entregamos a eles os equipamentos de proteção individual [EPIs] para que possam trabalhar com toda segurança. Além disso, estamos com um ponto de apoio fornecendo alimentação e água”, afirmou.

O kit com os EPIs consiste em protetor auricular, protetor solar, luvas, botas de PVC, óculos de proteção, sacola de lona, camisa confeccionada em tecido com proteção solar UV, boné, e crachá de identificação.

O Festival de Arembepe, que encerra o ciclo de lavagens e festas populares de Camaçari, vai até a noite de segunda-feira (31). Realizada através da Secretaria de Governo (Segov), por intermédio da Coordenação de Eventos, a festa conta com apoio das demais secretarias e instituições municipais.