ISSM avança na digitalização e encerramento de processos físicos

Crédito da Imagem: Foto de Arquivo ISSM

A Comissão de Avaliação Documental do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) esteve reunida para definir os procedimentos que irão nortear o encerramento da tramitação dos processos físicos no âmbito do instituto.

Durante o encontro, realizado quinta-feira (10), foi definido o fluxo a ser seguido pela comissão, visando garantir o encerramento seguro e transparente, e em conformidade com a legislação vigente. Entre os principais encaminhamentos está a realização de um inventário pormenorizado de cada processo físico, com verificação da correspondência entre os documentos impressos e suas versões digitais.

A presidente da Comissão de Avaliação Documental do ISSM, Juliana Gomes, explicou como será realizado o procedimento. “Todos os processos serão inseridos no sistema Sisprev, plataforma oficial de gestão documental do instituto. Após a checagem dos dados e a confirmação de que a digitalização foi realizada de forma íntegra, será feita a finalização da tramitação física, que será informada oficialmente aos setores internos por meio de resolução administrativa”.

Ainda, segundo Juliana Gomes, a iniciativa reforça o compromisso do ISSM com a gestão documental responsável. “Prezando pela segurança da informação, integridade dos dados, acessibilidade, rastreabilidade e conformidade com legislações, como as leis Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de Acesso à Informação (LAI), além da Política de Segurança da Informação do Instituto”, concluiu.

Além da presidente Juliana Gomes, a comissão é composta pelos servidores Luiz Magno, Tuíra Alves, Emanuelle Reimão e Rita Martins, que serão responsáveis pela checagem de todas as etapas, a fim de garantir a qualidade e a confiabilidade do processo.

De acordo com informações dos membros da comissão, o ISSM conta com mais de 90% dos documentos digitalizados, o que representa aproximadamente 6 mil processos, entre aposentadorias, pensões, revisões, administrativos e recadastramentos.