A Câmara Municipal de Camaçari aprovou, na manhã desta quinta-feira (15/05), durante a 16º Sessão Ordinária deste primeiro período legislativo, importantes matérias envolvendo os variados setores da administração pública, a exemplo de uma que envolve setores como segurança e educação.
A Indicação Nº 540/2025, do vereador Dr. Samuka (PRD), sugere que o município instale software de reconhecimento facial nas escolas municipais. De acordo com o vereador, a tecnologia é uma ferramenta disponível na atualidade e deve ser utilizada. “O reconhecimento facial está aí e devemos colocar as mãos nessa tecnologia para ter maior comodidade e eficiência nos serviços públicos. Isso trará segurança aos alunos e educadores, e também registrará a presença dos alunos na unidade escolar, defendeu.
Outra indicação aprovada envolve a segurança da população nas áreas de praias. A Indicação Nº 533/2025, de autoria do vereador João Dão (PSB), solicitou que o Executivo Municipal oferte o serviço de Salva-Vidas diariamente. A matéria foi subscrita e aprovada por todos os vereadores presentes.
Já a Indicação Nº 493/2025, de autoria do vereador Dr. Elias Natan (PSDB), requereu a criação de um Sistema Municipal de Monitoramento de Riscos Urbanos, que envolvem problemas de ordem social, ambiental e estrutural que surgem em áreas urbanas, como a urbanização desordenada, a falta de infraestrutura adequada, a poluição, a desigualdade social e os desastres naturais.
A Câmara também aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do líder espírita baiano Divaldo Franco, ocorrido em 13 de maio, aos 98 anos. O médium, professor e escritor é fundador da instituição de caridade Mansão do Caminho, em 1952, uma das entidades pioneiras no assistencialismo social e no parto humanizado na Região Metropolitana de Salvador. Para o vereador Vagner Bispo (PSB), autor da matéria, a partida de Divaldo Franco encerra uma vida de serviço ao próximo. “Seu exemplo permanece como farol para as gerações futuras, inspirando a continuidade de sua missão de amor e esclarecimento espiritual”, afirmou.
A Casa também aprovou uma Moção de Pesar pelo falecimento de Deuslirio Alves da Silva, apresentada pelo vereador Dr. Samuka (PRD).