Projeto de estudantes de Camaçari é finalista na maior feira científica do país

Crédito da Imagem: Foto de Arquivo IFBA-Campus Camaçari

Estudantes de Camaçari têm se destacado, de forma crescente, em iniciativas educacionais de alcance nacional, resultado do fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação e à formação científica. Desta vez, o protagonismo é de Alana Sales da Silva e Maize Costa da Silva, ambas com 19 anos, alunas do curso Técnico em Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Camaçari, que representam com excelência a juventude do município ao serem selecionadas como finalistas na 24ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), que acontece entre os dias 16 e 20 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

Intitulado “Desenvolvimento de uma inteligência artificial com aplicação de visão computacional para detectar resíduos sólidos”, o projeto tem como objetivo desenvolver um modelo de Inteligência Artificial (IA) capaz de identificar resíduos sólidos a partir de imagens captadas por câmeras de celulares, por meio do aplicativo SusEcos. A ferramenta sugere formas de reutilização dos materiais e indica pontos de descarte adequado na cidade, contribuindo para o enfrentamento da desinformação sobre a gestão de resíduos sólidos e para o fortalecimento das práticas de educação ambiental no município.

O projeto teve orientação das professoras Verônica Bispo e Larissa Carneiro, e contou, ainda, com a colaboração das estudantes Ana Vitória Alves e Adriely Almeida. A iniciativa evidencia o potencial criativo e inovador das alunas, aliado ao compromisso com soluções que dialoguem com desafios reais da sociedade.

Alana e Maize já acumulam um histórico de conquistas. Antes da classificação para a FEBRACE, elas foram vice-campeãs na categoria Engenharia e Matemática e vencedoras do Prêmio IEL de Inovação, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi, durante a Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC), promovida pelo Instituto SESI. Realizada em 2025, na 2ª edição do evento, a pesquisa das estudantes concorreu com 150 projetos de diversos países da América Latina, consolidando ainda mais a relevância do trabalho desenvolvido pelas alunas de Camaçari.

Considerada a Feira de Iniciação Científica mais importante do país, a FEBRACE atua como um importante programa de estímulo a talentos nas áreas de ciências e engenharia, promovendo a cultura científica, o pensamento investigativo, a inovação e o empreendedorismo entre jovens e educadores da educação básica e técnica de todo o Brasil. A iniciativa possibilita aos estudantes premiados a participação em eventos internacionais de renome, além de oportunidades acadêmicas no exterior.