Fé, música e cultura: Camaçari se prepara para as lavagens de Monte Gordo e Vila de Abrantes

Crédito da Imagem: Foto de Patrick Abreu

Festas tradicionais movimentam a orla de Camaçari com cortejos religiosos, baianas, música e muita energia para moradores, turistas e visitantes.

A orla de Camaçari se prepara para mais um espetáculo de cultura e tradição com as tradicionais lavagens de Monte Gordo e Vila de Abrantes, festas que reforçam a identidade cultural do município e oferecem lazer para moradores, visitantes e turistas.

A Lavagem de Monte Gordo começa na próxima sexta-feira (23), às 10h, com o cortejo religioso em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. Comandada pelas baianas – símbolo de fé, ancestralidade e resistência cultural, a procissão segue por um percurso de aproximadamente três quilômetros, entre a Praça Central de Guarajuba e a capela dedicada ao santo, no Centro Comercial de Monte Gordo.

A parte profana dos festejos tem início no sábado (24), à noite, e se estende até segunda-feira (26), com uma programação musical diversificada que promete animar moradores e visitantes.

Em Vila de Abrantes, a tradição se mantém viva com o cortejo religioso em homenagem a São Sebastião, padroeiro da localidade, que acontece no sábado (24), às 10h. Baianas, autoridades e fiéis seguem da Avenida Tiradentes até a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, embalados pela energia e musicalidade dos grupos culturais. A noite, a festa continua com shows e apresentações musicais que se estendem até segunda-feira.

O ciclo de lavagens e festas populares do município começou com a Lavagem de Barra do Pojuca, realizada entre os dias 10 e 12 de janeiro. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, vinculada à Secretaria de Governo (Segov), e da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais.