‘Babão’ era apontado como uma das lideranças da facção Tropa do A.
A Operação Réprobos deflagrada nesta quinta-feira (18), pela Polícia Civil cumpriu mandados contra criminosos integrantes da facção Tropa do A, que atuam em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Nesta ação, quatro homens teriam resistido à abordagem e morreram durante o confronto, sendo que um deles estava escondido em Camaçari.
Entre os mortos está Alessandro Pereira dos Santos, conhecido como ‘Mangue’, que foi baleado durante troca de tiros com policiais em Lauro de Freitas e não resistiu aos ferimentos. Em Salvador, Tiago de Jesus Anjos, o ‘Baiana’, apontado como chefe do tráfico de drogas na localidade conhecida como Planeta dos Macacos, também morreu em um tiroteio no bairro de Nova Brasília, em Salvador.
Já em Camaçari, a polícia localizou Tiago da Cruz, conhecido como ‘O Babão’ ou ‘Urso’, em uma residência no bairro Machadinho. Conforme informações, equipes do Batalhão de Choque apoiaram o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no cumprimento de um mandado de prisão contra o suspeito. Durante a abordagem, ele teria reagido e atirado contra os agentes, que revidaram. O homem foi socorrido ao Hospital Geral de Camaçari (HGC), mas não resistiu.
Ainda conforme a corporação, Tiago era uma das lideranças da facção criminosa Tropa do A/PCC, atuante na localidade do Planeta dos Macacos e investigado por diversos homicídios. O quarto suspeito morto teve apenas o vulgo divulgado, conhecido como ‘Pinto’.
Na ação em Camaçari, a polícia apreendeu uma pistola Taurus PT 940, um carregador, 37 munições calibre .40, um tablete de cocaína (1 kg), 106 trouxas de maconha, três mil pinos eppendorf e uma balança de precisão. Todo o material foi encaminhado ao DHPP.
Operação Réprobos
A operação conta com a atuação direta de equipes dos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Inteligência Policial (Dip), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e de guarnições da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador.
Durante a ação, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, e 14 pessoas foram detidas.
