A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) divulgou, neste sábado (21), o balanço da primeira noite do Camaforró 2025, realizada na sexta-feira (20), no Espaço Camaçari. Com uma estrutura montada especialmente para garantir a segurança e o cuidado com o público, a pasta realizou 36 atendimentos no posto fixo de saúde instalado no local. Nenhum caso grave foi registrado.
Dentre os atendimentos, três transferências foram realizadas por ambulâncias. A maioria das ocorrências esteve relacionada à ingestão excessiva de álcool. Também houve registros de queda e deslocamento de braço, mas todos os casos foram prontamente atendidos pela equipe de plantão.
A estrutura conta com 14 leitos, sendo 12 para observação e dois preparados para situações mais delicadas, como reanimação cardíaca e suturas. A equipe multiprofissional é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais administrativos e motoristas, totalizando 31 servidores da saúde atuando por noite. Duas ambulâncias estão de prontidão.
Além do atendimento de urgência e emergência, o Camaforró 2025 também se destaca pela promoção da saúde preventiva. Pela primeira vez, a ação “Fique Sabendo”, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), marca presença na festa. No estande montado no circuito, 114 pessoas foram atendidas e 106 realizaram testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C – somando 424 exames ao todo, na sexta-feira. A ação também distribuiu cerca de 3.500 preservativos masculinos, 500 femininos e 800 unidades de gel lubrificante na primeira noite da festa.
A ação inclui orientação antes e depois dos testes, com início imediato do tratamento para sífilis em caso de diagnóstico positivo. Cerca de 30 profissionais atuam por noite nessa iniciativa, que conta também com uma equipe de captadores circulando pelo evento e convidando o público para participar.
O atendimento segue neste sábado (21) e continua até a segunda-feira (23), último dia do festejo.