A primeira noite do Camaforró 2025, nesta sexta-feira (20), deu início a quatro dias de festa no Espaço Camaçari. O festejo junino conta com esquema especial de atendimento preparado pela Secretaria de Saúde (Sesau). Pensando na segurança do público, a pasta montou uma estrutura para atender possíveis intercorrências de urgência e emergência durante o evento.
A estrutura fixa conta com 14 leitos, sendo 12 destinados à observação e dois para procedimentos de reanimação cardíaca e suturas. Diariamente, uma equipe multiprofissional composta por três médicos, três enfermeiros, sete técnicos de enfermagem e equipe administrativa garante o funcionamento do posto de atendimento. Além disso, duas ambulâncias – uma de suporte básico e outra avançado – estão de prontidão com profissionais capacitados para o atendimento e remoção, se necessário. Ao todo, 31 servidores da Sesau atuam por dia no evento.
A secretária da Saúde, Rosangela Almeida, ressaltou o preparo das equipes. “Esperamos que seja uma festa tranquila, mas nossa equipe está de prontidão e preparada para atender em casos de emergência, proporcionando uma festa segura para todos”, afirmou.
Além da estrutura de urgência e emergência, o Camaforró 2025 também conta com uma ação de prevenção e cuidado com a saúde. Através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a iniciativa “Fique Sabendo” marca presença no Espaço Camaçari 2000, de forma inédita na festa, com a oferta gratuita de testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e gel lubrificante.
Uma equipe de captadores circula pelo espaço convidando o público a participar da ação. No estande, é realizado um breve cadastro e, em seguida, a coleta para testagem, com resultado disponível entre 15 e 20 minutos. Todas as pessoas passam por aconselhamento após o resultado. Em casos positivos, é realizada orientação para tratamento nas unidades de saúde. Para a sífilis, o tratamento já é iniciado no local, com a aplicação da primeira dose medicamentosa.
A expectativa é de que, ao longo dos quatro dias de evento, cerca de mil pessoas participem da ação, totalizando aproximadamente 4 mil testes realizados. A estimativa é da coordenação do “Fique Sabendo”, liderada por Tiago Jordão. “É a primeira vez que estamos no Camaforró e essa é uma ação vital para alertar sobre as ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis]. Aproximar esse cuidado das pessoas é essencial, principalmente para quem não costuma procurar uma unidade de saúde. Aqui, elas têm essa oportunidade de forma acessível e acolhedora”, destacou.
A ação conta com uma equipe de cerca de 30 profissionais por dia. Ao todo, serão distribuídos 15 mil preservativos masculinos, 3 mil femininos e 4 mil unidades de gel lubrificante durante o evento.
O Camaforró é realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, contando com apoio das demais secretarias e instituições municipais.