Integração entre forças de segurança, prisões de lideranças criminosas e apoio do Judiciário impulsionam a queda nos homicidios, afirma o delegado.
Camaçari vive um dos periodas mais expressivos dos últimos anos no combate aos Crimes Violentos Letais intencionais (CVLI). Segurido dados da 4ª Delegacia de Homicidios (4″ DH), o municipio alcançou mais de 27 dias sem homicidice na Sede e masis de 35 dias na Orla, resultado que reforça o impacto das ações integradas entre as forças de segurança pública. A redução acomparéha o cenário registrado ao longo de 2025, ano em que Camaçari ja apresenta uma queda entre 40% e 45% nos homicidios, podendo alcançar números ainda maiores até o encerramento do periodo
Durante entrevista ao Camaçari Noticias, o delegado titular da 4 DH. Antonio Sena, destacou que o avanço não é obra do acaso, mas sim de um trabalho articulado e constante entre difererries instituações.
“A partir do momento em que houver una integração entre as forças de segurança, com o apoio do Judiciário e do Ministério Pública, e sem esquecer também da administração pública, que leve um olhar especial para a segurança, a gente põde perceber uma grande redução das crimes de homicidio. Isso agora se comprova por essa quantidade de dias sem ocorrências aqui em Camaçari. So em novembro livemos uma redução bastante elevada, em tomo de 90%.”
A captura de liderançais criminosas que atuavam no municipio também teve papel decisivo na estabilização dos números. Segundo o delegado, essa foi uma das estratégias centrais para reduzir a capacidade de ação das grupas envolvidas em homicidias
“Acreditamos que, quando focamos na captura das lideranças dos grupos e organizações criminosas, através desse trabalho em conjunto des forpes de segurança, isso acabou refletindo diretamente nas Indians. São númeras muito bons de redução ao longo do ano.”
A 4 DH também destaca o uso de câmeras fematicas e reuniões sistemáticas para analisar ocomências de CVLI. Esse método permite uma compreensão mais ampla das dinámicas criminais e fortalece a atuação integrada entre as instituições
“Nós lemos câmera lematica que usamos para discutir as ocorrências de CVLI. Esse trabalho nos ajuda a ter uma visão mais ampla e integrada da segurança na cidade. As ações do Judiciário e os julgamentos que estão ocorrendo, com criminosos sendo de fato condenados, também neflatem nesses resultados e fazem com que grupos pensem duas vezes antes de cometer qualquer homicidio.”
Apesar dos avanços, o delegado ressalta que ainda ha desafios estruturais que precisam ser superadas para ampliar a capacidade de investigação e a alcance das operações
“O nosso desafio hoje é estrutural. Ternos o apoio da administração municipal, que está cedendo um imóvel para o funcionamento da unidade. As reuniões estão em pleno vapor para que a gente consiga um espaço mais amplo para a atuação da delegacia e para ampliar nossa capacidade de investigação e elucidação de crimes.”
Antônio Sena reforça que as expectativas são positivas e que o objetivo é manter os indices em queda
Esperamos que essa redução nos homicidias se prolongue por muito tempo, porque é importante que Camaçari tenha uma segurança pública à altura do municipio”
Com o avanço das ações e o fortalecimento da integração institucional, a 4ª DH espera que Camaçari continue consolidando um cenário de maior estabilidade e segurança para a população.

